Blog

3 dúvidas do CV: incluir ou não?
Aprimorha, Comportamento, Currículo

3 dúvidas do CV: incluir ou não?

No dia 17 de abril, a Aprimorha alcança seus cinco anos de existência com quase quatro mil assessorados! E, entre esse período de ensinamentos e aprendizados, resolvemos selecionar três questões polêmicas comuns sobre informações que devem ou não constar no CV. Saiba: elas são decisivas para ampliar as oportunidades de entrevistas e, consequentemente, recolocação. Algumas técnicas auxiliam a visbilidade do profissional e que ele se torne mais atrativo perante ao recrutador. Afinal, esse pedaço de papel físico ou online é fundamental, porém cabe qualquer tipo de informação. Por isso, saber selecioná-las é a primeira grande chance de chamar atenção e dar mais um passo rumo à entrevista. Anote!

 

CV – 3 informações que geram dúvidas nesse documento

O primeiro passo para começar a elaborar o seu CV, é deixar a VERDADE como guia. Essa é sempre a primeira e grande informação que deve conter. Omitir fatos também não ajuda o candidato! Veja:

 

1)Omitir ou mentir a idade

Essa atitude é frequente nos dias de hoje. Alguns candidatos acreditam que omitir ou, pior, mentir a idade trarão novas chances de entrevista. Nesse caso, pode até ser que mais portas se abram, mas elas podem se fechar quando o recrutador descobrir a idade, no momento da conversa. Afinal, vivemos um momento de aumento na expectativa de vida das pessoas, o que faz com que profissionais mais senior possam voltar ao mercado de trabalho com mais tranquilidade.

2)Objetivo

Quando se descreve o objetivo, o candidato sempre deve encontrar um equilíbrio. Ser específico demais ou abrangente demais pode dificultar o recrutador a entender o tipo de posição que ele pode caber. Escreva as informações de forma direta e certeiras.

3)Idioma

Outra questão polêmica que gera dúvida nos candidatos é o nível de idioma para se colocar. Recomendamos que nossos clientes sempre usem a verdade também, mas que entendam o que o mercado espera. Entendemos que o nível de inglês ou espanhol classificado como avançado caracteriza a pessoa que consegue se comunicar com facilidade. Ou seja, o candidato possui conhecimento de vocabulário e sabe se comunicar de forma fluida e clara. Obviamente, isso não exclui a possibilidade de checar uma análise mais técnica com um professor.

Deixe seu comentário aqui