Blog

5 maneiras de construir resiliência
Comportamento

5 maneiras de construir resiliência

Resiliência é a capacidade de superar adversidades, sem herdar delas nenhuma transformação negativa permanente. O mercado de trabalho precisa, mais do que nunca, de profissionais elásticos, aqueles capazes de interagir com pressões de forma positiva, sem “quebrar” com o impacto das crises.

Veja 5 Maneiras de construir resiliência:

 

Busque confiança: Pessoas resistentes possuem estratégias e confiam nelas. Desvie de sentimentos que não somam à situação e não ajudam a ter foco em solução. Pessoas resilientes tem forte autoestima e confiam em si mesmas. Por mais que a tempestade pareça algo fatal, elas se concentram em suas habilidades, mantendo uma mentalidade de aprendizagem e crescimento. Quando as coisas dão errado, elas percebem e se recuperam rapidamente.

Renove o foco e revise os objetivos: Todo bom desempenho começa com metas e expectativas claras. Em tempos difíceis, líderes precisam priorizar e reavaliar as metas da empresa e, consequentemente, de seus colaboradores. É essencial que o líder esteja e pareça mais próximo. Há necessidade de adaptação perante o ambiente de forma constante.

Envolva seu pessoal: É difícil informar que a situação não é tão agradável assim e, mesmo assim, contribuir à motivação de sua equipe. O medo de desmotivar os departamentos é grande. Mas você irá se surpreender. Quando sua equipe veste a camisa da empresa, é diferente. Muitas vezes partem deles as novas estratégias que mudarão os rumos das coisas. É importante saber falar e para quem falar. Bons colaboradores adoram ouvir “Precisamos de suas ideias”. Sabe aquelas suas pessoas de confiança? É hora de mantê-las mais perto ainda. Aproveite o potencial de cada funcionário para que toda a empresa possa fazer as coisas de forma diferente: melhor, mais rápido, mais barato e mais inteligente.

Não se esqueça de agradecer: Você tem encorajado novos comportamentos na empresa e deve reconhecer a importância dos que estão ao seu lado. Consequências positivas geram resultados positivos. Em momentos difíceis, talvez você não tenha o orçamento para realizar celebrações e recompensas suntuosas, mas nada deve impedir você de reconhecer o trabalho duro de seus funcionários de forma oportuna, sincera e específica.

Aprender a adaptabilidade: Talvez o mais importante e difícil dos itens. Pessoas flexíveis são adaptáveis ​​a situações que estão fora de seu controle, eles escolhem suas batalhas sabiamente. É necessário lidar com as mudanças sendo otimista. Aprenda a ver oportunidades no lugar de ameaças.

Abaixo mais algumas dicas:

  • Desenvolva estratégias de enfrentamento e use-as;
  • Crie tempo para fazer as coisas que você gosta;
  • Tenha atitudes positivas e trabalhe em suas emoções;
  • Aproveite o tempo para obter clareza sobre os propósitos atuais;
  • Estabeleça e nutra uma rede social (real e não apenas virtual) de apoio;
  • Cuide de si mesmo – faça exercício, descanse, coma bem;
  • Reconheça e desenvolva seus pontos fortes;
  • Desenvolva a qualidade de ouvir. Este adjetivo também demonstra grande sabedoria.

Fonte:  Administradores

Deixe seu comentário aqui