Blog

5 profissões que devem surgir nos próximos 5 anos
Aprimorha, Carreira

5 profissões que devem surgir nos próximos 5 anos

Você se identifica com alguma delas? 

Futurologista britânico Ben Pring

Diante de novos comportamentos, possibilidades e cenários econômicos, o mercado se reinventa e passa a exigir profissões que ainda não existem. Nesse contexto, o futurologista britânico Ben Pringlevanta alguns novos nichos de atuação nos próximos cinco anos, com base em estudos comportamentais e tendências que ditam o rumo que o mercado deve tomar.

Essas novas profissões abrangem diversas áreas, mas todas estão envolvidas com os três “C’s” (coaching, cuidado e conexão), o que aponta para um maior cuidado individual e personalizado. O coaching entra como mediador para ajudar as pessoas a melhorarem a administração de suas finanças e até mesmo seus pesos; o cuidado abrange toda e qualquer atitude que priorize a saúde e a qualidade de vida das pessoas e, por fim, a conexão chega para mostrar que mesmo diante de máquinas e tecnologia, o humano pede por contato físico.

Acompanhe e descubra cinco novas profissões que devem surgir até 2025!

 

1) Data Detective (Detetive de Dados): 
Esse profissional será responsável por gerar respostas de negócio significativas e recomendações a partir da investigação de dados. Buscar dados, analisa-los e persegui-los para identificar o que eles querem dizer será sua principal função. Portanto, a vaga é uma boa oportunidade para pessoas curiosas, resilientes, diplomáticas e que não aceitam não como resposta.



2) Fitness Commitment Counselor (Conselheiro de Compromisso de Aptidão Física): 
Ter alguém ao seu lado que te motive a praticar exercícios físicos, melhorar a sua nutrição e adotar um estilo de vida mais saudável deixou de ser papel dos amigos. O conselheiro de compromisso de aptidão física será bastante requisitado em alguns anos.



3) AI-Assisted Healthcare Technician (Técnico de Assistência Médica Assistida por Inteligência Artificial): 
A Inteligência Artificial já chegou em alguns setores da saúde e, em breve, um técnico de assistência médica assistida por robôs será necessário. Ele será responsável por construir um sistema de hospitais mais eficiente, que se preocupe com os pacientes e ainda seja mais preciso graças à tecnologia. Examinar, diagnosticar, administrar e prescrever tratamentos para pacientes com o auxílio da inteligência artificial e médicos fazem parte do escopo desse profissional.



4) Financial Wellness Coach (Coach de Bem-estar Financeiro): 
Você tem dificuldade de entender todas as taxas bancárias e alguns conceitos do mundo financeiro? Esse problema é recorrente e, por isso, o mercado clama por um profissional que saiba explicar cada detalhe desse assunto.



5) Digital Tailor (Alfaiate Digital): 
As vendas online tem crescido cada vez mais. Porém, nem sempre o que é comprado serve ou agrada ao cliente. Nesse caso, o alfaiate digital será essencial para resolver isso. Ele irá até a casa do cliente, pega suas medidas com um sistema digital e faz os ajustes necessários. Isso pode aumentar a confiança dos consumidores de e-commerces.

 

Dica: A Aprimorha te ajuda a planejar sua carreira e checar possibilidades de transição entre áreas.

Deixe seu comentário aqui