fbpx

Blog

As principais competências de um líder durante a crise da Covid-19 Por Ana Toffolo
Aprimorha, Carreira, Comportamento, Dicas

As principais competências de um líder durante a crise da Covid-19 Por Ana Toffolo

Nossa missão é ajudar você a cuidar da sua carreira: que você esteja no lugar certo, na empresa certa e, principalmente, no momento certo.

Em momentos de forte crise como este, maior é a responsabilidade da liderança, afinal é o líder quem define a estratégia a ser seguida pelo time que resultará em sucesso ou fracasso. Esta situação traz um peso muito grande a uma posição que costuma ser solitária.

Você vai errar, acertar, rever decisões, tentar de novo quantas vezes for necessário. Porém, mantenha em mente a premissa que te permitiu tornar-se um líder: nunca desista.

Neste cenário incerto de coronavírus, ganham destaque as principais competências de um líder. Você será observado ainda mais de perto: shareholders, stakeholders, pares e liderados. Líderes poderão ter sua liderança enfraquecida e novas lideranças poderão surgir naturalmente já que encontrarão espaço para demonstrar sua capacidade e equilíbrio na condução de empresas quando está tudo de ponta cabeça.

Portanto, sugerimos abaixo alguns tópicos para reflexão:

• Humildade é palavra-chave! Saber reconsiderar decisões e buscar ajuda do seu time pode fazer grande diferença no sucesso ou no fracasso;

• Equilíbrio, calma e flexibilidade serão essenciais. Lembre-se que seus superiores o colocaram nesta posição porque entendem que tais características são parte da sua personalidade;

• Quando a sobrevivência da empresa está em jogo, aquele que é rápido e tem coragem sai na frente. Esqueça a complexidade. Faça planos simples e exequíveis;

• A liderança é um caminho solitário. Quanto mais alta é sua posição na empresa mais solitárias tendem a ser suas decisões. Lembre-se: o mundo atual é VUCA e, portanto, ouvir seu time antes de decidir podem te ajudar a errar menos;

• Assertividade nunca é demais! Seja assertivo na comunicação com o time e, caso esta não seja uma habilidade bem desenvolvida sua, com certeza alguém da sua confiança poderá ajudá-lo.

Conte conosco durante esse período de dificuldades. Nossos profissionais são preparados para te auxiliar, principalmente, em momentos como este.

Equipe Aprimorha: Consultoria de Carreira

Deixe seu comentário aqui

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
fale agora com nosso Consultor de Carreira!