fbpx
Aprimorha News

Como a Indústria 4.0 pode dar impulso à retomada do setor automotivo

Carros conectados na nuvem, fábricas inteligentes e componentes impressos em 3D. Essas são algumas inovações que fazem parte do futuro do setor automotivo com a Indústria 4.0, revolução capaz de impulsionar a recuperação do segmento.

Em meio aos desafios atuais da mobilidade e do mundo pandêmico, as fábricas e cadeias produtivas inteligentes e conectadas são o caminho para aumentar a competitividade e alavancar o setor automotivo no Brasil, como conta Júlio Monteiro, diretor industrial da Bosch. “A quarta revolução industrial, que inclui a Indústria 4.0, é baseada, principalmente, na conectividade”, esclarece.

Com tecnologias como Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, big data e inteligência artificial, é possível criar processos de manufatura integrados para controlar todo o chão de fábrica e a cadeia de valor de produção de ponta a ponta, diz o executivo. Segundo ele, as tecnologias da Indústria 4.0 são capazes de resolver problemas como perda de produtividade e qualidade, além de melhorar processos e reduzir custos.

Para o especialista, os benefícios da Indústria 4.0 não são apenas teoria, mas algo que ele vive na prática na Bosch. A companhia conta, por exemplo, com linha inteligente de freios ABS em Campinas (SP). A planta opera com conectividade elevada e utiliza softwares de manutenção e gestão. “É assim que conseguimos garantir a qualidade de um produto essencial para a segurança do consumidor”, diz

Confira a reportagem completa clicando aqui!

http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/31968/como-a-industria-40-pode-dar-impulso-a-retomada-do-setor-automotivo?utm_campaign=newsletter_diaria_new_ab_2210&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Fonte: Automotive Business (21/10/20)

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
fale agora com nossos Consultores de Carreira!