Blog

Criatividade: 3 passos para treinar seu cérebro
Aprimorha, Carreira, Comportamento, Currículo, Dicas

Criatividade: 3 passos para treinar seu cérebro

Aumenta a tecnologia, crescem o número das máquinas. E, por isso, o mercado de trabalho exige que os seus profissionais desenvolvam características que nenhum robô consegue ter, ou seja, habilidades essencialmente humanas. Entre as exigidas para os contratantes está a criatividade, de acordo com a pesquisa “The skills companies need most in 2019”, realizada pelo LinkedIn, em janeiro deste ano.

Mas, e você? Você já parou para pensar se é uma pessoa criativa? Saiba que criatividade se treina, se condiciona e pode ser lapidada a cada dia. Confira as dicas da Aprimorha e se prepare para utilizar o conjunto do seu repertório, como memórias, conhecimentos e habilidades, para resolver um problema ou criar novas realidades em ambiente profissional.

 

1)Referências são importantes

O primeiro passo é ter conhecimento de ideias distintas para que você possa criar a sua. Livros, jornais, revistas e filmes nunca são demais. Ao entrar em contato com diferentes ideias, será mais fácil estabelecer relações e chegar em algo inovador.

 

2)Estimule o senso crítico

As referências também servem para abrir a mente para as demais realidades. Por isso, questione e analise os acontecimentos a sua volta com base nas coisas que você conhece e estuda.

 

3)Não tenha medo!

Aceitar o erro é um grande passo para atingir o sucesso criativo. Assim, veja esses momentos como uma forma de aprender e aprimorar as suas ideias, afinal, o erro é o caminho da criatividade.

 

VOCÊ SABIA...

Que o psicólogo brasileiro e um dos principais nomes da economia criativa no Brasil, Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo, criou o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade, em inglês), celebrado no dia 21 de abril? Para celebrar a competência humana mais requisitada do século, o evento reuniu 50 cidades brasileiras, dentre elas Campinas, com o objetivo de desmistificar a criatividade e estimular as pessoas a utilizarem no dia a dia. Então, vamos propor um desafio. 

O que você faz para ser criativo na rotina?

Deixe nos comentários!

Deixe seu comentário aqui