Blog

Demissão responsável: conheça as vantagens
Aprimorha, Demissão, Entrevistas, Jobhunting, Mentoria de Carreira, Outplacement

Demissão responsável: conheça as vantagens

O desligamento de um profissional da empresa é sempre um momento delicado. Quando se trata de demissões em massa, o cenário fica ainda mais dramático, porque deixa os outros colaboradores receosos e, consequentemente, com menor rendimento. Por isso, as empresas vêm adotando, cada vez mais, o programa de demissão responsável como uma forma de manter uma boa imagem perante o mercado e seus colaboradores. A Consultora Sênior de Carreira que atua nas áreas de Jobhunting e Outplacement da Aprimorha, Lismara Tavares de Paula, explica como funciona e os benefícios não só para os funcionários, mas também para a empresa.

O que é a demissão responsável?

É um programa oferecido pela empresa, que auxilia o profissional na transição de carreira após a demissão. Esse modelo, inspirado em práticas similares da Europa, valoriza a responsabilidade com quem está de saída. “Esse tipo de política ajuda a preservar a boa imagem da empresa perante o mercado e os colaboradores. Demonstra, também, maior preocupação com os funcionários atuais e que possui planejamento. É um benefício aos funcionários e também à empresa”, explica Lismara.

Como funciona?

Depois de identificar a quantidade e o nível de seus colaboradores, a empresa pode optar por planos diferentes de demissão responsável. “Ela pode oferecer um programa de outplacement que dá suporte não só na parte técnica, mas também na recolocação. Há projetos mais específicos para ajudar a pessoa com reformulação de CV, LinkedIn, para treinamentos de como se apresentar perante ao mercado e durante uma entrevista. Para quem tem muito tempo na empresa e não faz entrevistas há anos, por exemplo, esse programa é fundamental”, reforça a consultora de carreira.

Como as empresas podem aderir?

O caminho mais comum hoje é contratar empresas especializadas tal como uma consultoria de carreira, para que o profissional tenha um panorama de alguém externo, o qual analisará o perfil do candidato e do mercado de atuação para, depois, seguir com as indicações de possíveis locais e segmentos nos quais o profissional pode trabalhar. “O mais usual é fazer com uma empresa de fora, para que a pessoa se sinta a vontade, que ela entenda que aquele benefício tem a ver com a empresa, mas que não está sob o olhar da empresa”, finaliza Lismara.

Além disso, a empresa precisa destacar as necessidades para ver qual dos formatos desse serviço melhor se enquadram na empresa: palestras, reformulação de CV e LinkedIn, treinamento para entrevistas ou sessão de dicas e consultoria.

Vantagens para a empresa

  • O profissional que se desliga ou é demitido da empresa, sai dela mais satisfeito, com boa impressão;
  • Mantém a boa imagem perante ao mercado, clientes e pessoas que atuaram, com caráter de responsabilidade;
  • Transmite segurança perante às pessoas que ficam na empresa, que ao se sentirem acolhidos, rendem mais e garantem melhores resultados.

 

Deixe seu comentário aqui