Blog

Entrevista de emprego: a nova pergunta dos recrutadores
Carreira, Comportamento, Currículo, Entrevistas, Sem categoria

Entrevista de emprego: a nova pergunta dos recrutadores

Que atire a primeira pedra aquele que nunca se preocupou com as perguntas que poderiam ser feitas durante uma entrevista de emprego. Entre “por que você acha que se encaixa no perfil da vaga?”, “quais as suas metas para o futuro” e “quais são seus pontos fortes”, surge uma nova questão na ponta da língua dos recrutadores.

Essa questão, inclusive, muito se relaciona com as competências apontadas como fundamentais para os profissionais do futuro. Já passou pela sua cabeça qual é?

Hoje, é comum que o recrutador pergunte sobre o maior desafio que já teve durante toda sua vida. E é nesse momento que o entrevistado deve estar atento e criar uma história lógica, com começo, meio e fim e, acima de tudo, provar que para ele, de fato, foi um desafio e o tirou de sua zona de conforto.

Na maioria das vezes, as pessoas tendem a responder situações e desafios que obtiveram sucesso, mas de forma superficial, o que pode não convencer quem estea do outro lado. Na Aprimorha, trabalhamos o conceito de pares para responder a essa questão, ou seja, relatar o processo, as pessoas envolvidas, o problema central, as ações escolhidas e o resultado. Essa fórmula traz referências das técnicas de storytelling, o que facilita o entendimento de quem a escuta, já que traz dados reais do contexto.

Por exemplo, imagine que você escolha falar sobre o desafio que teve em ampliar a área de vendas. Ao invés de apenas dizer que alcançou a meta imposta, é muito mais convincente dizer que por meio de uma estratégia de marketing e capacitação da equipe, foi possível aumentar em 30% a quantidade de leads, o que trouxe um aumento de 8% de market share e um resultado acima de 50% de faturamento. Vale, ainda, completar a frase e dizer que isso se tratou de um desafio, já que estimulou o desenvolvimento de um espírito de liderança e trabalho em equipe.

Ou seja, a receita da resposta para essa pergunta é simples. Basta contar o desafio, o caminho até chegar na resolução, o resultado em si e as competências desenvolvidas durante o processo.

 

Deixe seu comentário aqui