Blog

Entrevista de última hora? Saiba como se sair bem!
Aprimorha, Carreira, Entrevistas

Entrevista de última hora? Saiba como se sair bem!

Pensar em uma entrevista de emprego é um ponto. Pensar em uma entrevista de emprego que surge de última hora é completamente diferente. Afinal, além de você ter uma única chance de falar bem, não há tempo para preparar o discurso. É claro que o melhor dos mundos é quando a empresa avisa com antecedência, mas e quando surge uma vaga urgente? O desafio passa a ser uma ótima oportunidade do candidato mostrar que está preparado!

Fui chamado para uma entrevista amanhã, e agora?

Primeiro passo, entenda as exigências da empresa. Cheque se a empresa solicitou o currículo ou qualquer outro documento. Caso o recrutador tenha pedido algo a você, faça uma lista e confira se tem tudo! Depois disso, é hora de organizar as ideias e pensar no discurso. A Aprimorha separou três dicas essenciais para mandar bem na entrevista a qualquer momento que for chamado! Confira!

Dicas:

1- Informações do CV

Currículo precisa de informação. Informação é baseada em resultados. Em casos de entrevistas com pouca antecedência, a pessoa precisa focar o tempo em revisar o CV e detalhar as atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos e dar detalhes da sua atual (ou última) função. Na Aprimorha, chamamos isso de PAR: projeto, pessoa, problema, processo, ação e resultado. Lembre-se de não se apegar a nomenclaturas de carteira de trabalho ou qualquer outro item que não seja relevante e te faça perder tempo.

2 – Saiba contar sua história

Use a ordem cronológica a seu favor e conte desde sua primeira função até a mais atual. Mas, lembre-se: isso não quer dizer que o profissional deva contar a história de toda sua vida em detalhes. “Às vezes, o fucionário tem 20 anos de carreira e começa contando detalhadamente sua experiência desde estagiário. Seja mais breve no passado e mais profundo no presente”, relata o diretor de relacionamento Tadeu Ferreira. Pense em um discurso autêntico de 30 segundos para dizer quem você é, sua formação e o que você fez durante sua carreira. “Faça como se fosse um treinamento de speach comercial, treinando em frente ao espelho ou com alguma pessoa”, aconselha.

3 – Buscar informação do entrevistador e da empresa

Esse passo é fundamental para mostrar proatividade e domínio ao recrutador. Leia informações sobre a empresa e a pessoa que vai te entrevistar, visite o site, entenda os valores e a missão de onde se pretende trabalhar! Depois disso, busque relaxar e se preparar para um discurso leve e verdadeiro. Acreditamos que em aproximadamente duas horas e meia você consiga preparar esses três passos. Boa sorte!

Deixe seu comentário aqui