fbpx
O que é a demissão responsável
Demissão

O que é a demissão responsável

Demissão Responsável é um conceito baseado na legislação europeia, que apoia as organizações na gestão e implantação dos seus processos de reestruturação. Prevê a recolocação, em condições de trabalho e renda, dos profissionais, de todos os níveis, atingidos, demitidos ou desligados por aderirem a um plano de demissão incentivada ou não. No Brasil, as primeiras implantações de programas com este conceito foram feitas a partir do final de 1999, e início de 2000 pelas novas concessionárias de telefonia, na primeira fase de reestruturação pós-privatização.

COMO FUNCIONA O PROJETO DE DEMISSÃO RESPONSÁVEL

1. Preparação do currículo
Nosso projeto tem com foco deixar o novo currículo com alta capacidade de retorno e de entrevistas. Sabemos que o Currículo é a ponta da lança, ou seja, ele abre efetivamente uma porta para uma possível entrevista. Acreditamos que com uma revisão profissional e um modelo aderente com sua profissão e objetivo ele ficará atrativo e lhe trará o retorno esperado.

2. Preparação para entrevista
Este produto é destinado aos profissionais que estão com dificuldade durante as entrevistas de emprego, ou seja, aquele profissional que participa de entrevistas, mas não se reemprega, ou mesmo, aqueles que estão inseguros para participar de um novo processo. A orientação visa auxiliar na melhora da postura, marketing pessoal e apresentação da carreira de forma assertiva.

BENEFICIOS DO PROJETO
Esta iniciativa, de prestar serviços de assessoramento para funcionários demitidos de todos os níveis, normalmente alcança índices de sucesso que variam entre 80% e 90%. Grandes companhias que passaram recentemente por reestruturações aplicaram esta metodologia com êxito e recolocaram quase a totalidade dos dispensados. Isto mostra que com uma técnica adequada é possível abreviar o tempo de desemprego. É óbvio que só isto não é suficiente para reduzir o desemprego como um todo, mas, pelo menos, permite que os profissionais melhor treinados encontrem vagas mais rápido ou mesmo tornem-se empreendedores.
No momento atual, a mais profunda responsabilidade social de uma empresa é a manutenção do emprego e, na impossibilidade disto, a oferta de um serviço especializado de apoio à recolocação desta pessoa em condições de trabalho e renda. Entre os benefícios diretos desta metodologia, figuram a manutenção da imagem pública da empresa, o fortalecimento da economia local com a redução do desemprego, a motivação dos funcionários que não foram dispensados e que sabem que caso isto ocorra eles poderão contar com um programa de apoio, além da redução drástica das ações trabalhistas, que hoje coloca o Brasil como recordista mundial de demandas judiciais ostentando 3,5 milhões de ações por ano.