fbpx

Blog

Pós-carreira: o que é e como se preparar | Aprimorha
Aprimorha, Carreira

Pós-carreira: o que é e como se preparar | Aprimorha

O conceito de pós-carreira surge durante o desligamento de um colaborador que contribuiu por muito tempo em uma empresa, com o objetivo de proporcionar uma experiência positiva para ambos os lados durante esse processo. Será mesmo que esse planejamento só funciona nesta etapa da vida profissional? A resposta é simples: não.

Na Aprimorha, acreditamos que planejar um projeto de pós-carreira funciona em qualquer idade, seja um novato no mercado de trabalho ou até mesmo um diretor experiente que busca um novo ritmo profissional. O grande diferencial nesse processo é entender quais serão os próximos passos em sua carreira, e a mentoria pode ajudá-lo nessa nova etapa profissional. Mas o que é um projeto de mentoria para o pós-carreira?

O que é?

O pós-carreira, tradicionalmente, é o momento em que um profissional se desliga de uma empresa após contribuir por muitos anos e vivenciar diferentes posições ao longo de sua vida profissional. Na Aprimorha, nós também desenvolvemos o projeto de pós-carreira para profissionais que buscam um modelo de trabalho não tradicional, a fim de aumentar sua renda ou manter um padrão de vida, independente da idade.

Alguns profissionais ainda compreendem o pós-carreira de maneira equivocada, acreditando que esse projeto indica o desligamento total do mercado de trabalho. O pós-carreira não significa abrir mão de sua carreira, mas sim encontrar um novo ritmo para a mesma, de forma que comporte o seu momento de vida, além de gerar novas oportunidades profissionais.

Portanto, esse processo é saudável não apenas para a vida do profissional, mas também para a rotatividade dentro das empresas, exercida de maneira consciente em um projeto de pós-carreira.

A Diretora de Operações na Aprimorha, Sonia Pedroni, vivenciou seu projeto de pós-carreira através da mentoria profissional. Na época seu mentor, o Diretor Geral da Aprimorha, Tadeu Ferreira, orientou Sonia ao longo do seu projeto, com o objetivo de equilibrar a vida profissional com os objetivos pessoais.

Há mais de um ano, Sonia atua na Aprimorha, com foco na assessoria de profissionais em transição de carreira, mas boa parte de sua vida profissional (30 anos), foi desenvolvida a frente de Equipes de Alta Performance na área de Gestão de Compras e Supply Chain em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte.

“Vivenciei meu projeto de recolocação na Aprimorha, sendo uma das primeiras clientes dentro da empresa. Me recoloquei com sucesso, e no final de 2018 eu achei que era hora de movimentar minha carreira, porque não estava bom para mim e senti essa necessidade de um novo projeto.

Conversei com o Tadeu, que sempre foi meu mentor desde o meu projeto de recolocação, e começamos a desenvolver alternativas para minha carreira. Em dezembro de 2018, estava com 54 anos, pensando se gostaria de voltar para o meio corporativo, e então Tadeu me fez o convite para trabalhar na Aprimorha como Diretora Associada, e depois como Diretora na área de Operações.”

Além das tarefas como Diretora de Operações, Sonia passou de mentorada para mentora, orientando profissionais nas áreas em que exerce expertise profissional. “A Aprimorha mudou minha carreira, porque ao longo do meu projeto de pós-carreira, me mostrou o caminho certo para passar aquilo que aprendi ao longo da minha jornada profissional, deixando um legado para os próximos profissionais. O projeto de pós-carreira me proporcionou a oportunidade de buscar novos caminhos.”.

Em que momento aplicar a mentoria para o pós-carreira?

A mentoria para um projeto de pós-carreira funciona em qualquer fase da vida do profissional. Para o profissional que busca uma carreira não tradicional em seu projeto de pós-carreira, ou seja, aquele que deseja dedicar seu tempo com determinada atividade para gerar dinheiro, o processo de mentoria será responsável por desenvolver esses objetivos, trabalhando o perfil empreendedor do profissional.

Já no caso do profissional que busca uma carreira tradicional, mas com um ritmo diferente para projeto de pós-carreira, ou seja, buscar exercer uma função para uma determinada vaga em uma determinada empresa, por um “x” valor como remuneração, o processo de mentoria trabalha o desenvolvimento das habilidades desse profissional para compreender como ele pode aplicar seu conhecimento sendo um consultor em uma empresa ou até mesmo professor em uma Universidade.

Independente da idade e experiência profissional, a mentoria para o pós-carreira possibilita o planejamento da vida profissional a partir de um objetivo. Na Aprimorha, o seu projeto de mentoria para um pós-carreira será desenvolvido a partir das suas necessidades atuais, trabalhando o autoconhecimento nas reuniões com o seu mentor, além das provocações desenvolvidas ao longo do projeto, a fim de compreender se o seu objetivo profissional está alinhado com sua realidade (financeira e pessoal).

Quais os benefícios do pós-carreira?

O processo de mentoria especializada para o pós-carreira apresenta diversos benefícios, não apenas para a vida profissional, mas também para a vida pessoal.

Contar com o auxílio de mentores preparados para orientar esse novo momento de vida, torna muito mais proveitoso esse processo. Além disso, o apoio emocional ao longo do projeto é um dos principais diferenciais que prepara o profissional para transicionar sua carreira com qualidade e entender em qual ritmo sua vida está. Alguns benefícios são:

• Sair da carreira tradicional e continuar fazendo o que você gosta sem a pressão do mundo corporativo;
• Dar um passo consolidado e rentável, visando aquilo que você gosta de fazer e exerce com alta qualidade;
• Planejamento a longo prazo para sua carreira;
• Aumentar o autoconhecimento;
• Desenvolver novas habilidades;
• Preparação para empreender.

Questionamentos importantes para o pós-carreira

Durante um projeto de mentoria, algumas reflexões são desenvolvidas para que você possa perceber e entender com eficiência seu projeto de pós-carreira, sendo algumas delas:

• Por que desejo mudar minha carreira?
• Quero continuar como colaborador ou empreender?
• Quanto capital preciso reservar para atingir meu objetivo?
• Quais são as minhas habilidades?
• Eu sei vender meu serviço?
• Como está o meu networking?

Refletir e questionar será um exercício constante ao longo do projeto, para que o resultado da mentoria torne-se um caso de sucesso para a vida profissional e pessoal do mentorado.

Quais caminhos profissionais o pós-carreira pode indicar?

Ao longo dos nossos projetos de pós-carreira, recebemos diversos profissionais acima de 50 anos desejando ser consultor ou professor. Mas será que o seu perfil realmente encaixa nesse mercado? Durante os encontros de mentoria, você irá expandir o seu autoconhecimento para compreender mais sobre o seu comportamento profissional, além de refletir sobre os mercados e funções que de fato fazem sentido para seu perfil.

Um caso muito simples para entender essa situação na prática, é o caso de um profissional que virou consultor, e desenvolveu sua renda a partir disso. Ser consultor gera dinheiro, mas pode acomodar o profissional.

A partir do momento que esse projeto cresce, surge a demanda por um novo projeto de pós-carreira: transformar esse consultor em uma consultoria, devido a quantidade de trabalho demandada. Nessa nova etapa, planejar um modelo de negócio torna-se essencial e um projeto como consultor acabou se tornando uma empresa, consequência que nem sempre é o objetivo do profissional que inicia um pós-carreira.

Ser consultor ou professor não são as únicas posições para um projeto de pós-carreira. Antigamente, as oportunidades eram escassas para esse momento profissional e empreender era muito mais difícil. Mas atualmente, exploramos um mundo com mais opções para um pós-carreira, desde investimentos em diferentes negócios e áreas, até a oportunidade de empreender.

O pós-carreira funciona para mim?

Propomos a seguinte reflexão para sua carreira: Se as empresas não querem que os profissionais se aposentem dentro de suas funções, será que você já devia pensar no seu projeto de pós-carreira, ou até mesmo no seu pós-cargo atual, independente da fase profissional ou idade?

Na Aprimorha, nós acreditamos no planejamento da sua carreira a partir da mentoria para pós-carreira, cuidando desse projeto com transparência e carinho. Nossos mentores especializados podem fazer a diferença nesse processo, tornando seus objetivos profissionais uma realidade.

Se ficou curioso(a) e quer entender mais sobre o projeto de mentoria para pós-carreira, entre em contato através do botão do WhatsApp disponível no canto inferior da tela!

Fique de olho aqui no Blog da Aprimorha para mais artigos como este e, não se esqueça, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas:
Campinas: (19) 3090-3315 | (11) 3090-9393 | (19) 98605-1645
Belo Horizonte: (31) 2342-0881
São José dos Campos: (12) 3042-1171

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.