fbpx

Blog

Você conhece a filosofia do “Zero a Zero”?
Aprimorha, Carreira, Currículo, Dicas

Você conhece a filosofia do “Zero a Zero”?

“Imagine aquela pessoa que não é feliz no trabalho e ao invés de se posicionar e buscar uma nova oportunidade, fica trabalhando e sofrendo, enquanto ao mesmo tempo vai juntando “provas” e histórias mal resolvidas para que no dia em que ela sair da empresa, possa buscar pela justiça. Vamos supor que essa mesma pessoa seja demitida somente 25 anos depois. Ela perdeu 25 anos de oportunidades para ser feliz, de se sentir útil de verdade, talvez tenha até ficado doente e culpe a empresa, o chefe e os colegas.

Nesta situação cabe muito a Filosofia do Zero a Zero. Não acumule débitos e créditos. Procure a cada dia ficar quites. Ou seja, você tem um trabalho para entregar? Dê o seu melhor, faça o que tem que ser feito. Se a empresa se posicionar de uma maneira que você não concorda, discorde!

Mas se eu perder o emprego? Busque analisar: você está discordando por quê? Por rebeldia, porque não quer mudar, ou o motivo é que entende que existem melhores maneiras de fazer e que darão melhores resultados? Sabendo como falar, o momento para dar ideias e discordar trazendo um embasamento para seus motivos farão com que você seja ouvido.

Para não ser pego de surpresa com uma demissão observe os sinais diariamente, veja os valores da sua empresa e os seus. Seus objetivos e propósitos de vida estão alinhados? Se não estão, você mesmo precisa se movimentar na busca de uma nova colocação onde suas ideias e contribuições serão bem-vindas.

A Filosofia do Zero a Zero pode ser usada não só no trabalho, mas em todas as suas relações. Precisamos estar prontos para crescer e seguir em frente, então se for um bom observador no seu dia a dia fará o seu melhor sempre e não ficará num momento do futuro, vivendo no passado, pensando no que poderia ter feito diferente, ou no quanto alguém foi ingrato, guardando mágoa do pai, da mãe, do marido, da esposa, do filho, do amigo, do vizinho.

Viva o hoje com sabedoria, atenção, busque estar alinhado com seu propósito de carreira e durma com tranquilidade.” – Valéria Duarte

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.